top of page

I SEMINARIO INTERNACIONAL  DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DE ALTOS – PI

APRESENTAÇÃO

Iniciativas locais tais como o I Simpósio Estadual de professores da Educação Básica do Estado do Piauí: Reflexões sobre a pratica pedagógica na Educação Básica, a realização do I Ciclo de palestras e workshops em Direitos Humanos e escola, a Conferência de abertura do Curso de Educação em Direitos Humanos: teoria e pratica na cidade de Altos- PI e mais recentemente o projeto de levar para a sala de aula a Lei Maria da Penha sobre violência doméstica e familiar intitulado Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo o diálogo” tem aberto um caminho para trazer questões de educação e de justiça social para a vanguarda do debate central, como a educação inclusiva, igualdade de gênero, a erradicação da pobreza, a fome e as doenças, mas ainda tem focado para o que seja uma educação de qualidade socialmente referenciada. Nesse contexto traz para o centro questões em como traduzir de maneira eficaz os princípios e as ações propostas nos marcos teóricos da educação em direitos humanos.

Dessa forma, o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS-ALTOS – PI:  Educação em Direitos Humanos, formação de professores e Ensino culturalmente relevante oferece uma excelente oportunidade para reunir professores, pesquisadores e estudantes de ensino superior de diferentes instituições, Organizações Não Governamentais para discutir questões que estão na agenda da educação brasileira e do mundo.

A ASSEBEPI e a YOUTH FOR HUMAN RIGHTS INTERNATIONAL compromissadas com a educação, através do seu Grupo de estudos e pesquisas em educação, que foca principalmente em questões de natureza teórica e pratica de temas ligados a educação, dedica e destaca especial atenção as políticas educacionais que estão sendo implementadas na educação básica como o Plano Nacional de Educação em direitos Humanos e O Plano Nacional de Educação (2014/2024) a fim de provocar debates que sejam capazes de mudar práticas e mobilizar os sujeitos na busca por uma qualidade de educação socialmente referenciada.

Como os professores desempenham um papel importante na promoção dos Direitos Humanos através da Educação em direitos humanos e na própria proteção da educação em direitos humanos, um dos fundamentos da conferencia é descobrir os mais recentes desenvolvimentos e tendências na educação em direitos humanos, os desafios que se colocam nos projetos de formação de professores e o que viria a se constituir um ensino multiculturalmente relevante no contexto da educação em direitos humanos.

OBJETIVO GERAL

A I SEDH é um evento interdisciplinar. O seu objetivo principal é possibilitar uma visão ampla das pesquisas empreendida por especialistas, saberes experienciais de agentes que atuam nas diferentes áreas e que dialogam com o tema principal, permitindo trocas de experienciais, colaboração entre instituições de ensino e organizações não governamentais contribuindo para melhoria da educação em nosso pais.

OBEJTIVOS SECUNDARIOS

Outros objetivos do SEDH  buscam trazer para o centro do debate e das discussões o papel do professor na implementação da educação em direitos humanos, educação para paz e justiça social e:

  • Investigar os marcos teóricos e legais da Educação em direitos humanos e o papel que se espera dos professores, seus principais operadores.

  • Identificar os principais objetivos na realização da educação em direitos humanos no espaço escolar compartilhando as melhores práticas entre os seus pares;

  • Propor recomendações em forma de documentos, a partir dos trabalhos apresentados no simpósio ou outros recursos, para que seja utilizado estratégias mais eficazes no desenvolvimento das ações do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos;

  • Dialogar com os princípios da Teoria multicultural a fim de se obter um ensino Multiculturalmente relevante, para a paz e justiça social;

  • Discutir as problemáticas que tem afetado o espaço escolar como a violência doméstica, o enfretamento das drogas, a relação família e escola, educação religiosa, sempre numa perspectiva de educação em direitos humanos.

Para essa I seminário algumas questões norteadoras foram propostas com o fim de provocar as discussões que serão parte do debate entre os participantes e palestrantes convidados.

  • A educação em Direitos Humanos atende as atuais necessidades de um currículo escolar plural e multiculturalmente relevante?

  • A promoção da educação em direitos humanos no espaço escolar possibilita outras estratégias mais eficazes para garantir os direitos dos educandos e um contexto plural?

  • Como a Educação em Direitos humanos, educação para a paz e justiça social podem alterar e contribuir para um mundo com mais justiça social?

  • Como a escola lida com o problema da dependência de drogas no contexto?

  • Que estratégias seriam mais eficazes para combater a droga dentro de ambiente escolar?

  • Como os professores veem as questões de gênero e relações raciais dentro de suas salas de aulas?

  • O que faz um currículo relevante e o que seria uma abordagem de ensino relevante, para a paz e justiça social?

  • Como as parcerias entre escola e organizações não governamentais podem contribuir para tornar a educação em direitos humanos mais significativa?

bottom of page