top of page

FORMATO DO SEMINÁRIO EDH

A I conferência será estruturada em torno de conferencias principais, minicursos com base em experiências educativas, painéis/banners, mesas redondas e apresentações de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento no formato de comunicação oral.

O idioma principal das apresentações será o português, no entanto, para os palestrantes e conferencistas internacionais, o idioma oficial será o inglês com assistência de tradução simultânea;

Os trabalhos aceitos para apresentação durante o seminário serão publicados em Anais do evento com ISSN a ser solicitado pela Editora Filadélfia, parceira do evento.

Serão abertas inscrições para apresentações de trabalhos na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL no evento com artigos que devem estar alinhados com a temática dos direitos humanos ou que estejam ligados  às problemáticas educacionais atuais como indisciplina, relações de poder no contexto de sala de aula, direitos dos educandos e o ECA, direitos dos educadores e sua ação educativa em sala de aula, culturas juvenis e os direitos expressos no Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos além dos eixos escola e drogas e escola e a Lei Maria da Penha sobre violência doméstica e familiar.

Encorajamos artigos que considerem essas questões através de um exame contextualizado do estado da arte, artigos que enfatizem a Educação em direitos humanos, impactos, benefícios e o desenvolvimento de metodologias para sua pratica efetiva no espaço escolar. Ainda seja encorajado trabalhos em fase de conclusão (mestrado e doutorado) ou já concluídos.

Pelo fato do foco está centrado no papel da escola na formação dos sujeitos para os direitos Humanos, os artigos podem também interagir com outras temáticas que dialogam com o tema, quais sejam: questões de gênero, Relações raciais e multiculturalismo, inclusão e violência.

SUBMISSÕES DE TRABALHOS

Assim, a ASSEBEPI em parceria com a Youth for  Human Rights International buscam submissões para:

1 - ARTIGOS NO FORMATO PAPER: trabalhos acadêmicos que apresentam pesquisas e estudos de casos relevantes. Versões expandidas dos trabalhos selecionados poderão ser considerados para publicação nos anais do evento.

2 - BANNERS/POSTERS: Apresentações de trabalhos recentemente desenvolvidos ou em desenvolvimento.

3 - WORKSHOPS - Minicursos com ênfase em interação e troca de informações entre os participantes sobre um tema relevante para os participantes do evento.

MODALIDADES DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os trabalhos científicos inscritos na I Conferência de educação deverão ser apresentados em forma de comunicação oral, pôster ou  minicursos/workshops, obedecendo às seguintes normas:

1. COMUNICAÇÃO ORAL - Os trabalhos científicos deverão constituir-se de textos completos propostos por docentes, docentes- pesquisadores alunos de diferentes instituições de ensino superior, que podem resultar de:

a) Revisão bibliográfica/reflexão teórica;

b) Estudo de caso;

c) Relato de experiência;

d) Trabalho de Conclusão de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, lato e stricto sensu.

2 - PAINÉIS TEMÁTICOS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO-  Palestras e apresentações pensados especialmente para o público estudantil.

3 - MESAS-REDONDAS - voltadas ao debate de temas acadêmicos de interesse geral e de diferentes áreas de conhecimento. As mesas redondas serão realizadas em salas de até 100 lugares.

bottom of page